segunda-feira, agosto 12, 2013
Álbuns para ouvir em dias quentes (5)
Discos para ouvir em tempo de Verão... Este texto integra a série 'Para ouvir na praia', que por estes dias tem sido publicada no DN.
Apesar do relativo impacte de alguns nomes do ska nos anos 60, um mais fluente diálogo entre a música ocidental e os sons da Jamaica só aconteceu depois do temporal levantado na Europa pela revolução punk em meados dos 70. Em 1978 Mick Jagger gravou um dueto num álbum de Peter Tosh, assinalando um encontro de primeira linha entre estes mundos. Mas foi em 1979 que um músico europeu partiu de armas e bagagens para, na Jamaica, gravar um disco de estúdio, alargando em pleno os horizontes da sua música aos espaços do reggae e arredores. Chamava-se Serge Gainsbourg e teve mesmo neste seu Aux Armes Et Caetera o seu primeiro álbum com vendas superiores a um milhão de unidades.
Essencialmente cantado em francês, o disco foi integralmente gravado em Kingston (Jamaica), contando com a colaboração de figuras de referência da cena local, entre as quais o grupo de coristas que trabalhava com Bob Marley. Mas mais que o quase inédito gesto de diálogo jamaicano que o álbum propõe de fio a pavio, o grande “caso” gerado pelo disco focou o tema-título, uma abordagem em clima reggae à ‘Marselhesa’ (o hino francês), que acendeu forte controvérsia nos media franceses da altura. Na verdade Serge Gainsbourg já vivera situações igualmente contundentes, ou não fora ele o autor de Je T’aime Moi Non Plus, esse inesquecível e sedutor hino pop de travo erótico que gravara com Jane Birkin em 1969.