Bass-O-Matic – Ease On By (1990) foi um dos singles extraídos do alinhamento do álbum Set The Control of The Bass, o primeiro deste grupo que o produtor William Orbit criou e manteve em inícios da década.
United Future Organization – On Est Ensemble Sans Se Parler (1993) surgiu em no alinhamento de United Future Organizaton, primeiro álbum (já que o disco anterior fora um EP) do coletivo japonês que foi nome de referencia do fenómeno acid jazz e do catálogo da editora Talkin’ Loud.
Fortran 5 – Time To Dream (1993) representou um dos dois singles extraídos de Bad Head Park, segundo e último álbum de um grupo que explorou sobretudo as electrónicas e exercícios de corte e colagem.
Botany 5 – Rise Angel (1991) é um tema de Into The Night, o único álbum do projeto Botany 5, elegante expressão de uma pop atenta às novas electrónicas, sob produção de Callum Malcolm (que trabalhara com os Blue Nile).
Ultramarine – Weird Gear (1991) surgiu no alinhamento de Every Man And Woman Is a Star, segundo álbum deste grupo que teria no seguinte United Kingdoms (1993) um dos melhores discos de canções feitas com electrónicas nos noventas.
Wolfgang Press – Chains (1995) é uma canção do álbum Funky Little Demons, o mais cativante da obra deste projeto de alma indie pop (na verdade nascido em plena cena pós-punk em inícios dos oitentas) que gravava para o catálogo da 4AD.
Darkside – This Mystic Morning (1992) foi uma das canções apresentadas no alinhamento de Melomania, o terceiro e último deste grupo nascido entre antigos elementos dos Spacemen 3, uma das bandas mais inspiradoras dos finais dos oitentas.
Frazier Chorus – We Love You (1991) é um dos temas de Ray, o segundo disco deste grupo de Brighton que gostava mais de flautas e clarinetes que de guitarras e aqui dava voz às electrónicas.
Gavin Friday – Caruso (1995) era o tema de abertura de Shag Tobacco, terceiro álbum a solo do músico irlandês, o plasticamente mais elaborado dos discos deste também pintor e ocasional colaborador (e amigo) dos U2.
Passengers – Your Blue Room (1995) é um dos temas do alinhamento de Original Soundtracks – Vol 1, o disco mais “experimental” gravado pelos U2 com Brian Eno e Howie B (e que é mesmo um dos melhores da obra do grupo irlandês).
Jam Nation – She Moved Through The Fair (1993) versão de um tema tradicional irlandês refletindo o espírito aberto ao diálogo com outros tempos e culturas que então caracterizava o trabalho da editora Real World, de Peter Gabriel.
Kid Loco – Love Me Sweet (1997) mostra temperos algo exóticos entre uma canção de alma pop de A Grand Love Story, o melhor álbum do DJ e produtor francês que tem como nome real Jean-Yves Prieur.
Nicolette – No Government (1996) é uma segunda gravação de uma canção originalmente surgida no primeiro álbum desta cantora de origem nigeriana que foi uma das vozes mais interessantes associadas à primeira geração do drum’n’bass.
Moloko – Fun For Me (1995) representa um entre os vários momentos dignos de serem recordados de Do You Like My Tight Sweater, álbum de estreia do grupo que então nos apresentava a voz de Roisin Murphy.
MC 900 Ft Jesus – The City Sleeps (1991) integrava o alinhamento de Welcome To My Dream, segundo álbum deste rapper de perfil mais experimental oriundo de Dallas.
Definition of Sound – The Blues (1991) foi um entre os muitos singles extraídos do alinhamento de Love and LIfe: A Journey With The Chameleons, álbum de estreia desta dupla que refletia o fulgor de uma nova cena hip hop que então emergia no Reino Unido.
Fluke – Spacey – Catch 22 dub (1993) surgiu no alinhamento do álbum Six Wheels on My Wagon, o terceiro deste grupo que integrava uma geração de projetos de música electrónica que dava que falar na Inglaterra de então.
Renegade Soundwave – Renegade Soundwave (1993) Baseado num sample de Bonny & Clyde, de Gainsbourg, foi um dos singles do terceiro álbum deste coletivo britânico que tão bem explorou os espaços do dub.
Barry Adamson – Je T’aime Moi Non Plus (1993) é ume versão do clássico de Gainsbourg que podemos encontrar no álbum The Negro Inside Me, um dos melhores deste ex-elemento dos Visage e membro dos Bad Seeds de Nick Cave.
Shara Nelson – One Goodbye in Ten (1993) foi um dos singles extraídos do álbum a solo What Silence Knows, que a cantora lançou depois de se afastar do coletivo Massive Attack (recorde-se que era sua a voz em Unfinished Sympathy).
Podem encontrar aqui esta Playlist.