segunda-feira, abril 22, 2013

Leif Ove Andsnes: Beethoven & etc.

GULBENKIAN: Sábado, 20 Abril 2013, 19:00 - Grande Auditório

* Ludwig van Beethoven
Sonata nº 22, op. 54
Béla Bartók
* Béla Bartók
Suite op. 14
* Ludwig van Beethoven
Sonata nº 28, op. 101
* Franz Liszt
Pensée des morts
* Fryderyk Chopin
Noturno, op. 48 nº 1
Balada nº 4, op. 52

Beethoven tinha trazido recentemente o pianista norueguês Leif Ove Andsnes à Fundação Gulbenkian. Regressou agora para um admirável concerto a solo, de novo elegendo Beethoven como matriz mas, por assim dizer, derivando para zonas de composição em que pressentimos a concretização das convulsões que o compositor historicamente antecipa ou, de alguma maneira, propicia. No texto do programa, Rui Cabral Lopes refere alguns ecos de tal dinâmica quando, a propósito das obras de Chopin interpretadas por Andsnes, sublinha: "Tal como os noturnos, as quatro baladas de Chopin representam um expoente do piano romântico, fundado na conjugação entre o lirismo de cariz poético e os jogos de contraste dramático".
Andsnes, justamente, senhor de uma precisão habitada por uma esplendorosa sensualidade, colocou-se neste concerto no turbilhão de contrastes que estas músicas — compostas entre o começo do séc. XIX (a Sonata nº 22 de Beethoven é de 1804) e o começo do séc. XX (a Suite de Bartók tem data de 1916) — integram e exponenciam. O Vivace alla Marcia, 3º andamento da Sonata nº 28 de Beethoven, será a expressão mais radical de tais contrastes, funcionando a peça de Listz como o seu eco fúnebre e, por assim dizer, introspectivo. Em todo o caso, terão sido os sons de Bartók a deixar uma espécie de bilhete de identidade da deambulação do pianista: a sua apropriação de elementos da música tradicional desemboca num 4º andamento, Sostenuto, que parece querer devorar toda a melancolia do mundo, resgatando-a pela vibração muito física da música. Andsnes é um espantoso mensageiro dessa proximidade que, enigmaticamente, nos convoca para o êxtase da mais pura abstracção.

>>> Leif Ove Andsnes está a gravar, para a Sony Classical, a integral dos concertos para piano de Beethoven — é esse o pretexto desta entrevista para a ClassicFM; em baixo, uma performance da Sonata nº 21, Op. 53 ("Waldstein").




>>> Site oficial de Leif Ove Andsnes.