quinta-feira, outubro 18, 2012

Matmos: electrónica & parapsicologia

São de São Francisco, mas agora vivem em Baltimore: M.C. Schmidt e Drew Daniel formam os Matmos, notável ensemble de música electrónica, algures entre a herança minimalista e o hedonismo pop (colaboraram com Björk, em Vespertine e Medulla, respectivamente de 2001 e 2004).
Revelados em 1998, com o álbum homónimo, têm na sua discografia pérolas como A Chance to Cut Is a Chance to Cure (2001), um desses trabalhos que nos ajudam a perceber que o experimentalismo, mesmo quando decorre de uma teoria hiper-elaborada, não dispensa a sensualidade específicas das formas, seus incidentes e cumplicidades.
Acabam de lançar um EP seduzido por práticas de parapsicologia e percepção extrasensorial, genericamente recobertas pelas experiências em torno do conceito de efeito ganzfeld — chama-se The Ganzfeld e marca a sua estreia na editora Thrill Jockey. E têm um novo teledisco, com realização de Ed Apodaca & Audrey Karleskind: o tema chama-se Very Large Green Triangles e, para evitar confusões, o teledisco está cheio de muitos e muito grandes triângulos verdes...