quarta-feira, agosto 08, 2012

Seoul, 1988


Foi o ano do segundo ouro olímpico português numa maratona, desta vez para Rosa Mota (que havia conquistado o bronze em Los Angeles, no mesmo ano em que Carlos Lopes vencia a medalha de ouro). Foi a única medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos que, em 1988, se realizaram em Soul, a capital da Coreia do Sul. Tal como nas edições imediatamente anteriores não faltaram os boicotes, desta vez por parte da Coreia do Norte e de alguns dos seus aliados, nomeadamente Cuba, Madagáscar ou a Albânia. Foi ainda o último ano com a representação de equipas da URSS ou RDA, países que deixariam de existir como até aí eram conhecidos quando, quatro anos depois, Barcelona recebia os jogos olímpicos.

A URSS foi quem mais medalhas recolheu, num total de 132 (55 das quais de ouro), seguida pela RDA com 102 (37 de ouro) e os EUA com 94 (36 de ouro). Ao todo competiram em Seoul mais de oito mil atletas, cumprindo as 263 provas em 27 modalidades.

Este (ao lado) é Hodori, o tigre que foi escolhido como mascote para esta edição dos Jogos Olímpicos. Tal como na edição anterior, a música foi das artes em maior evidência nas cerimónias de abertura e fecho. Giorgio Moroder foi convidado a compor um tema, interpretado depois pelos Koreana. Hand in Hand marcou presença na tabela de vendas de muitos países em vários cantos do globo.