terça-feira, agosto 07, 2012

Marvin Hamlisch (1944 - 2012)

Compositor americano multi-premiado, em cinema e teatro, Marvin Hamlisch faleceu no dia 6 de Agosto, em Los Angeles, depois de uma breve doença — contava 68 anos.
Formado em piano, na Julliard School, teve o seu primeiro emprego como pianista para os ensaios de Barbra Streisand, em Funny Girl (musical da Broadway estreado em 1964, transformado em filme, também com Streisand, em 1968). Curiosamente, seria através de uma nova colaboração com a actriz — para o filme The Way We Were/O Nosso Amor de Ontem (1973), de Sydney Pollack, também com Robert Redford — que Hamlisch obteria a consagração em Hollywood, arrebatando os Oscars de melhor canção (The Way We Were) e melhor banda sonora; ganhou ainda um terceiro Oscar (entregue na mesma noite!) para melhor banda sonora adaptada, com o seu trabalho em The Sting/AGolpada, de George Roy Hill, a partir de composições de Scott Joplin.
O musical A Chorus Line é outra das referências emblemáticas do seu trabalho, tendo-lhe valido o Prémio Pulitzer de drama — estreado em 1975, seria adaptado ao cinema dez anos mais tarde, sob a direcção de Richard Attenborough. Ao longo da sua carreira, Hamlisch foi ainda distinguido com três Globos de Ouro, quatro Grammys, quatro Emmys e um Tony.
Entre muitos outros cineastas, colaborou com Woody Allen (O Inimigo Público e Bananas, respectivamente de 1969 e 1971), Robert Redford (Gente Vulgar, 1980), Alan J. Pakula (Amar de Novo e A Escolha de Sofia, respectivamente de 1979 e 1982); compôs a canção Nobody Does it Better, interpretada por Carly Simon e integrada na banda sonora de The Spy Who Loved Me/007, Agente Irresistível, com realização de Lewis Gilbert e Roger Moore no papel de James Bond.

>>> Em video: The Way We Were, por Barbra Streisand, na sua digressão de 1994, tendo Marvin Hamlisch como director musical; a abertura de The Spy Who Loved Me, com Nobody Does it Better, por Carly Simon.



>>> Obituário no New York Times.
>>> Marvin Hamlisch no site da PBS.