sábado, julho 14, 2012

Vila do Conde: história & histórias

Como revisitar as memórias traumáticas da história? Dois filmes vistos em Vila do Conde avançam com respostas subtis e perturbantes — este texto foi publicado no Diário de Notícias (13 Julho), com o título 'Os corpos e as ideias da história'.

Ao contrário do que, todos os dias, proclama a cultura mediática dominante, a relação com as memórias históricas está longe de se esgotar na gestão mais ou menos pomposa de ruidosas efemérides. Vila do Conde deu a ver dois magníficos exemplos do modo como algum cinema contemporâneo não abdica de lidar com a herança do passado muito para além da banalidade “simbólica”: revisitar o passado pode ser um delicado labor de questionamento do próprio imaginário colectivo.
Assim, em Les Enfants de la Nuit [foto], Caroline Deruas propõe um retrato íntimo da relação amorosa entre uma jovem francesa e um soldado alemão no último ano da Segunda Guerra Mundial, enquanto Danis Tanovic, em Baggage, evoca os traumas da guerra da Bósnia através de um homem que regressa para recuperar os restos mortais dos pais. Em ambos os casos, estamos muito para além das convenções moralistas da estética de “telejornal”. Qualquer memória conduz-nos a um labirinto que exige uma elaborada metodologia: revisitar a história (individual e colectiva) é reencontrar os corpos e as suas pulsões, as ideias e as suas contradições.