quarta-feira, julho 25, 2012

Prémio Gulbenkian 2012
para a West-Eastern Divan Orchestra

1. Criada em 1999 por Edward Said e Daniel Barenboim, a West-Eastern Divan Orchestra é um colectivo de jovens músicos israelitas, palestinianos e de outros países árabes. Na expressão directa e feliz do maestro Barenboim, citada pelo New York Times, trata-se de uma "orquestra contra a ignorância", apostando, através da experiência musical, em reforçar laços de convivência e diálogo entre cidadãos de todas as origens do Médio Oriente. Ainda Barenboim: "[esta orquestra] não vai trazer a Paz. O que pode trazer é compreensão — a paciência, a coragem e a curiosidade para escutar a narrativa do outro [ver video de promoção de um concerto no Waldbühne Berlin, em 21-08-2011]."

2. A West-Eastern Orchestra é a vencedora do Prémio Calouste Gulbenkian 2012, no valor de 250 mil euros. O júri foi presidido por Jorge Sampaio, e constituído por Pedro Pires (antigo presidente de Cabo Verde), Princesa Rym Ali da Jordânia (fundadora do Jordan Media Institute), Vartan Gregorian (Carnegie Corporation, EUA), Paul Brest (Hewlett Foundation, EUA), António Sampaio da Nóvoa (Reitor da Universidade de Lisboa) e Miguel Poiares Maduro (Instituto Universitário de Florença e Prémio Gulbenkian Ciência em 2010). Os elementos do júri reconheceram "o inestimável contributo da Orquestra para o diálogo e a aproximação no Médio Oriente, mas também para a educação e o desenvolvimento dos dois povos."

3. O nome da orquestra foi escolhido por Said e Barenboim a partir de uma antologia de poemas de Goethe, escrita no período 1814-19 e inspirada no poeta persa Hafez. O primeiro concerto ocorreu na Alemanha, em Weimar, ainda no ano de 1999. Desde 2002, e na sequência de uma oferta da Junta de Andalucía (governo regional da Andaluzia), a orquestra tem a sua sede em Sevilha, tendo passado a integrar também alguns jovens músicos espanhóis. Entre os títulos da sua discografia (Warner Classics) inclui-se o registo de um concerto no Palácio Cultural de Ramalllah, em 2005.


>>> Site oficial da West-Eastern Divan Orchestra.