domingo, julho 29, 2012

Montreal, 1976


Lembro-me de estar em frente à televisão, imagem ainda a preto e branco... Foi nos metros finais da corrida. O finlandês Lasse Viren, o único que conseguira acompanhar Carlos Lopes, abriu o passo, ultrapassou o português e venceu a medalha de ouro nos 10 mil metros e, juntando essa à dos cinco mil metros, repetia a “dupla” que já conquistara em Munique quatro anos antes, na maratona terminando contudo em quinto lugar. Esta é talvez a memória mais viva que guardo dos Jogos Olímpicos que a cidade canadiana de Montreal acolheu em 1976. Os mesmos que tornaram lendária a ginasta romena Nadia Comaneci, que não só arrecadou várias medalhas de ouro, como alcançou a nota dez (de absoluta perfeição) em sete provas.

Os jogos da 21ª olimpíada da era moderna decorreram entre 17 de julho e 1 de agosto de 1976 e foram oficialmente abertos pela rainha Isabel II. Mais de seis mil atletas, representando 92 países, competiram nas 198 provas de 21 modalidades. Na contagem final das medalhas, a URSS somou um total de 125 (46 das quais de ouro), os EUA 94 e a RDA 90. Portugal venceu duas medalhas, ambas de prata (tantas quantas as da representação espanhola desse ano), terminando no ranking em 30º lugar. Além de Carlos Lopes, pelos 10 mil metros, o outro medalhado português foi Armando Marques, no tiro.


Três imagens das olimpíadas de 1976. Em primeiro lugar a romena Nadia Comaneci. Em segundo, Edwin Moses e Michael Shine, os vencedores do ouro e prata nos 400 metros barreiras. E em terceiro o cubano Alberto Juantorena, que venceu as corridas de 400 e 800 metros.

As memórias das olimpíadas de 1976 chegaram ao pequeno ecrã num telefilme que foi estreado em 1984. Realizado por Alan Cooke, Nadia é um biopic da ginasta romena Nadia Comaneci, uma das mais célebres campeãs olímpicas. Protagonizado por Marcia Frederick, o telefilme acompanha a forma como os pais descobriram o talento da filha, a sua preparação física, os feitos obtidos em jogos e campeonatos e ainda o modo como, mais tarde, o aumento de peso e a pressão exercida sobre si pela competição ameaçaram a sua carreira. O filme, uma co-produção entre os EUA e a Jugoslávia, teve edição em DVD em 2007 nos EUA.