terça-feira, julho 31, 2012

Mesa: novo teledisco, nova voz

Como se faz um teledisco? As respostas possíveis são, obviamente, infinitas. Mas talvez envolvam sempre uma verdade rudimentar: um teledisco é... uma narrativa.
Os Mesa — João Pedro Coimbra + Rita Reis (nova voz) — têm um novo teledisco cujo sentido narrativo começa pelo facto, também ele simples, mas essencial, de ser construído a partir de um argumento: escrito por Nuno Markl, Ele Domina apresenta um casal, interpretado por Ana Galvão e o próprio Markl, que vive uma pequena atribulação doméstica, encenada como uma desconcertante odisseia futurista.
Com realização de Jorge Vaz Gomes, Ele Domina lembra um pouco a solução, radical e fascinante, experimentada por Jean-Luc Godard em Alphaville (1965): filmar um tempo de ficção científica a partir dos elementos "naturais" do presente (Paris) em que a rodagem ocorreu — agora, trata-se de investir o mundo de todos os dias com uma estranheza de amargo romantismo, ao mesmo tempo provando que, em Portugal, o espaço criativo dos telediscos teima em resistir à rotina.