terça-feira, julho 17, 2012

Jon Lord (1941 - 2012)

Compositor, teclista, músico versátil do hard rock e respectivas fusões, Jon Lord faleceu no dia 16 de Julho, na London Clinic, vítima de cancro do pâncreas — contava 71 anos.
O seu nome é indissociável dos Deep Purple, banda hard criada em 1968 que integrou inspirações muito variadas, do blues ao rock psicadélico — além de Lord, os seus primeiros elementos foram Rod Evans (voz), Ritchie Blackmore (guitarra), Nick Simper (baixo) e Ian Paice (bateria). O exemplo máximo da pluralidade criativa dos Deep Purple estará no lendário Concerto for Group and Orchestra, composto por Lord, com letra de Ian Gillan (segundo vocalista do grupo): a sua primeira performance ocorreu a 24 de Setembro de 1969, no Royal Albert Hall, com a Royal Philharmonic Orchestra, conduzida por Malcolm Arnold [video do primeiro andamento: Moderato-Allegro].


Notável intérprete do 'Hammond organ', especialista de um som capaz de conciliar a paixão do espectáculo com um subtil sentido introspectivo, Lord manteve até final uma exuberante actividade, quer a solo, quer passando por grupos como os Whitesnake e Paice, Ashton & Lord (aqui associado a Paice, na companhia do cantor e teclista Tony Ashton). Nos últimos meses de vida, trabalhava no projecto de um novo super-grupo, WhoCares, na companhia de Gillan (Deep Purple), Tony Iommi (Black Sabbath), Mikko Lindström (HIM), Jason Newsted (ex-Metallica) e Nicko McBrain (Iron Maiden).

>>> Obituário no New Musical Express.
>>> Site oficial de Jon Lord.
>>> Site oficial dos Deep Purple.