Fotos: N.G. |
Regressamos hoje a Paris para algumas imagens em volta da basílica de Sacre Coeur, em Monmartre. Mandada erigir na sequência dos acontecimentos sangrentos que tiveram lugar durante a Comuna de Paris, em 1871 (quando o então bispo da cidade foi executado pelos seus captores), a basílica tem assim um valor histórico e político além de artístico. A sua construção atravessou as últimas décadas do século XIX e só foi concluída em 1914, a sua consagração ocorrendo apenas após o final da I Guerra Mundial.
Situada numa das elevações mais altas da cidade, a basílica é um dos elementos mais característicos da paisagem parisiense. Hoje é um dos maiores focos de atenções turísticas de Paris. E nas imediações não faltam as lojinhas de bujigangas e afins para turista levar.
Três imagens em volta da basílica do Sacré Coeur. Na primeira e segunda ficam evidentes as linhas evocativas da arquitetura bizantina que são aqui retomadas e que caracterizam a construção. A terceira imagem mostra a estátua equestre de Joana d’Arc que mora frente à fachada (juntamente com uma outra, do rei São Luis), duas das marcas de afirmação nacionalista que a basílica apresenta.