terça-feira, janeiro 31, 2012

O regresso de Ferris Bueller



O poder dos apetites da nostalgia dá nisto. E, partindo de uma evocação do filme de 1986 Ferris Bueller’s Day Off, de John Hughes (estreado entre nós como O Rei dos Gazeteiros), um filme publicitário da Honda levou Matthew Broderick a revisitar, 26 anos depois a personagem que então criou. Já houve quem criticasse a superficialidade da abordagem na forma como o filme se limita a revisitar a figura de Ferris Bueller sem implicar que o tempo passou, ao ator restando assim a tarefa de, com a ajuda da maquilhagem (e bem... fazendo por esquecer uns quilitos a mais), tentar replicar o que em tempos foi... É uma opção. Assim como a de envelhecer Ferris seria outra, narrativa e visualmente mais interessante até, obrigando o exercício do reconhecimento das imagens ao assimilar de um novo contexto. Mas o certo é que desta ideia nasce um exemplo interessante (nem que pelo facto de lançar o debate) de como a memória do cinema pode ser reinventada no contexto de um filme publicitário.


O motivo para este reencontro com Ferris Bueller é uma campanha para o modelo Honda CR-V. E a ocasião, a Super Bowl (no próximo domingo, dia 5). O filme publicitário, realizado por Todd Phillips (o mesmo de A Ressaca), coloca MatThew Broderick numa sucessão de situações que evocam diretamente o filme de 1986, em desviando o ponto de partida de sua casa para um hotel, trocando as ruas de Chicago pelas de Los Angeles e, claro, o Ferrari pelo Honda. Há planos que citam claramente o filme e a sequência de imagens condensa uma história sem, contudo, nada lhe acrescentar nada senão o efeito da satisfação da memória (o efeito da nostalgia, certeiro, portanto) e a chamada de atenção para o verdadeiro protagonista desta operação: o novo carro. Enquanto ideia de cinema, falta à personagem de 2012 a verdade que o passar do tempo lhe daria. Mas enquanto foco de atenção numa mensagem a passar, o filme não falha nos objetivos de fazer o objeto que o justifica a peça verdadeiramente nova do conjunto. É publicidade, lembremo-nos. Apesar de recorrer às linguagens (e memórias) do cinema.


Estreado em 1986, O Rei dos Gazeteiros ficou registado como um dos grandes momentos da comédia americana dos oitentas. Matthew Broderick veste a pele de Ferris Bueller, que finge estar doente para faltar à escola, vivendo um dia bem diferente pelas ruas de Chicago com mais dois amigos. Com música dos Yello ou Sigue Sigue Sputnik e inesquecível cena de parada de rua ao som de Twist & Shout dos Beatles, tornou-se um clássico do seu tempo.




Imagens do novo filme publicitário da Honda.



Imagens do trailer original de Ferris Bueller’s Day Off.