segunda-feira, dezembro 26, 2011

Os melhores discos de 2011
por Tiago Pereira


 
Em tempo de revisão do que aconteceu ao logo de 2011 hoje escutamos o melhor do ano segundo Tiago Pereira, jornalista do i e autor do blogue Independanças. Um obrigado ao Tiago pela colaboração. 


Não houve disco que aos dois primeiros meses do ano deixasse a concorrência encostada; e não passou por 2011 um colecção de canções impossivelmente unânime como outros anos ofereceram. Mas até estas evidências serem coisa má vai um caminho valente. A verdade é que 2011 foi enorme, mais longo que os outros anos, porque houve tudo para todos, em doses inesperadas e com fronteiras mais efémeras que o Verão (qual Verão?). A canção-rebuçado que é um ensaio rítmico e o comprimido electrónico que só está à espera de uma voz para se transformar em super-pop-produto. E mais os virtuosos envergonhados que passam a ser apenas mestres e os que só contam as histórias dos vizinhos e merecem vénias pela forma como o fazem.
Voltando atrás: isto são evidências só para alguns (pelo menos um, vá, o que aqui colocou números à frente dos álbuns e seus responsáveis), que cada um faz aquilo que pode com o que tem. Com os discos é igual. Porque a verdade é que se todos escutássemos as mesmas maravilhas e delas retirássemos as mesmíssimas epifanias, fazer listas seria tarefa mais que absurda. Não que seja útil, mas diverte e organiza as ideias. Nem que seja para perder a validade passados uns meses - nada contra.

Discos internacionais
1 - tUnE-yArDs, 'w h o k i l l'
2 - PJ Harvey, 'Let England Shake'
3 - Jonathan Wilson, 'Gentle Spirit'
4 - Fleet Foxes, 'Helplessness Blues'
5 - Metronomy, 'The English Riviera'
6 - Tom Waits, 'Bad as Me'
7 - Zomby, 'Dedication'
8 - Real Estate, 'Days'
9 - James Blake, 'James Blake'
10 - Cass McCombs, 'Wit's End'

Discos nacionais
1 - Norberto Lobo, 'Fala Mansa'
2 - Dead Combo, 'Lisboa Mulata'
3 - Osso Vaidoso, 'Animal'
4 - You Can't Win Charlie Brown, 'Chromatic'
5 - Julie & The Carjackers, 'Parasol'
6 - The Glockenwise, 'Building Waves'
7 - Aldina Duarte, 'Contos de Fados'
8 - Tiago Sousa, 'Walden Pond's Monk'
9 - PAUS, 'PAUS'
10 - Aquaparque, 'Pintura Moderna'