quinta-feira, dezembro 29, 2011

'A Bela e o Monstro' (1991)
por Rui Pedro Tendinha


Este mês pedimos a uma série de amigos que nos falassem do “seu” filme da Disney. Hoje recordamos A Bela e o Monstro, longa-metragem de 1991 que aqui é evocada por Rui Pedro Tendinha da NM e revista Premiere. Um muito obrigado ao Rui pela colaboração.

Digam o que disserem, nos filmes da Disney, o primeiro amor nunca se repete. Já era eu um escriba de cinema quando me apaixonei séria e valentemente por este A Bela e o Monstro, de Gary Trousdale e Kirk Wise. A minha paixão pelo filme teve direito a citação de frase da minha crítica n’O Jornal no cartaz do filme nos jornais. Já lá vão duas décadas e o amor não desvanece (em parte porque talvez não tenha tido a oportunidade para ver a versão aumentada que foi lançada em 2002 nos cinemas com sistema IMAX…). E esta variação da famosa fábula onde uma bela mulher se apaixona por uma besta que, afinal, tem o coração perfeito, é e será sempre intemporal. A sua animação 2D não ficou rugosa nem a música de Alan Menken datada. Claro está que Be our Guest é daquelas melodias que será sempre um emblema carismático desta maravilha.

A Bela e o Monstro é uma história de amor perfeita, um musical que nos exalta o espírito e que representa na prática a validade da nova vaga da Disney iniciada por Jeffrey Katzenberg. E um dos seus segredos que continua a cativar mesmo quem não é fã da Disney é a sua propensão para servir de vénia à versão de Jean Cocteau de 1946…

Tudo isto lembrado, importa também frisar que A Bela e o Monstro não precisa de manhas de 3D nem humor "chico-esperto" da DreamWorks. Antes da feliz explosão Pixar, a Disney reinventava o prazer da animação mais clássica com uma elegância enfeitiçadamente…clássica! Mais a mais, é ainda daqueles casos de espectáculo de animação que não a mínima necessidade de pedir ao espectador para ser criança de novo. Nada disso, A Bela e o Monstro é para adultos de bom gosto. Espero que esta frase não seja citada em nenhum cartaz de jornal nem capa de verso de Blu-ray.