terça-feira, novembro 22, 2011

Sakamoto: a lei interior

Para Ryuichi Sakamoto, revisitar a sua própria obra não é exactamente um exercício de pompa. Tendo em conta aquilo que nos ofereceu no muito austero concerto na Fundação Gulbenkian (dia 21, 21h00), encerrando uma digressão europeia iniciada a 29 de Outubro em Paris, poderá dizer-se que é mesmo uma prática de radical depuração.
Daí o minimalismo grandioso das suas quase duas horas em palco. Contando com as colaborações de Judy Kang (violino) e Jacques Morelenbaum (violoncelo), Sakamoto revisitou alguns dos temas mais emblemáticos da sua obra sem nunca fazer alarde de ostentação. Por exemplo, a música de Feliz Natal, Mr. Lawrence (1983), porventura a sua composição mais conhecida, surgiu reduzida a uma serena secura que, se tal é possível, só ampliou a sua perturbante energia emocional.
Dir-se-ia que Sakamoto toca como quem quer penetrar até ao mais fundo da verdade interior de cada tema musical. Não é uma demanda metafísica, mas um exercício de pura carnalidade: afinal, a música contém segredos que, por vezes, ela própria pode ainda ignorar — Sakamoto é um arqueólogo da escuta.

>>> Site oficial de Ryuichi Sakamoto.