terça-feira, novembro 08, 2011

Peter Handke esteve na FNAC Chiado

O escritor austríaco Peter Handke protagonizou a primeira conversa com convidados do LEFF (Lisbon & Estoril Film Festival), num pequeno ciclo na FNAC Chiado, com a participação dos autores deste blog (video brevemente disponível no espaço CulturaFNAC) — a moderação esteve a cargo de Pedro Mexia e do redactor deste post.
Na segunda-feira ao fim da tarde, Handke apresentou-se perante uma sala cheia em cuja assistência estiveram outros convidados do festival: Paul Auster, Siri Hustvedt, Sophie Auster, J. M. Cotzee e Matthew Barney. Confessando a sua "dificuldade" em exprimir-se em inglês — ou melhor, noutra língua que não o seu alemão natal —, o autor de A Mulher Canhota deixou, sobretudo, a imagem paradoxal (e paradoxalmente fascinante) de alguém que não abdica do rigor da linguagem. Daí o seu reconhecimento de que a escrita envolve qualquer coisa de um "destino". Será esse destino um assombramento? "Não, uma felicidade".
Handke integra, no LEFF, o júri do Encontro das Escolas de Cinema Europeias, juntamente com Valeria Bruni-Tedeschi, Rui Horta e Peter Suschitzky.

* Próximo encontro: SOPHIE AUSTER (moderação: Nuno Galopim — dia 9, 13h00).