segunda-feira, novembro 21, 2011

Novas edições:
Kate Bush, 50 Words For Snow

Mês Kate Bush - 19


Kate Bush
“50 Words For Snow”

Fish People / EMI Music
5 / 5

O regresso aos discos de músicos com regularidade bissexta na edição de novos álbuns gera necessariamente um clima de expectativa maior. Kate Bush levou doze anos a vencer o silêncio que se seguira a Red Shoes, lançando em 2005 o duplo Aerial. Seis anos depois regressou com Director’s Cut, uma nova abordagem a temas dos álbuns de The Sensual World e Red Shoes... E agora, apenas poucos meses depois, apresenta um novo álbum de originais. E que revela ser, muito simplesmente, o seu melhor disco desde Hounds Of Love, de 1985! 50 Words For Snow é um disco de Inverno. Um disco sobre (e como o título desde logo sugere) a neve, os dias de frio e as histórias e figuras que nele habitam. Apesar de alguma abertura de horizontes nos caminhos que toma (Wild Man, o single, abrindo mais evidentes contactos com heranças mais remotas da sua carreira, os restantes momentos procurando antes novos caminhos segundo linhas já sugeridas em alguns instantes mais contemplativos de Aerial), 50 Words For Snow é um álbum esteticamente afinado segundo um rumo concreto e tematicamente bem definido. Um álbum conceptual? Talvez. Apesar da franca demarcação de um espaço muito pessoal e, mais que em qualquer álbum anterior, de assegurar uma clara expressão de uma demanda que olha para dentro antes de abrir a voz ao mundo, 50 Words For Snow não é todavia para a história da obra de Kate Bush um exercício tão radical e de ruptura como o foi, por exemplo, o (igualmente arrebatador) Tilt, álbum através do qual Scott Walker calou igualmente longo silêncio e estabeleceu claras bases para uma nova etapa na sua obra. O piano é aqui o parceiro mais próximo da voz, as cenografias oscilando entre as texturas ambientais de Snowed In At Wheeler Street (num soberbo dueto com Elton John) ou o travo jazzístico que cruza os ares de Misty. O filho da cantora abre o alinhamento dando voz a Snowflake, vestindo, como um actor, o papel de um floco de neve que cai e deseja ser agarrado por alguém. Mais adiante, no tema-título, cabe a Stephen Fry a enumeração exaustiva de 50 expressões sinónimas de neve, sob a contagem discreta, mas atenta, da voz de Kate Bush. O alinhamento terminando, ao som de Among Angels, num suave diálogo para voz e piano que acolhe depois a presença de uma orquestra. Se Aerial era expressão uma busca de novos caminhos e Director’s Cut um rearrumar de ideias, 50 Words For Snow encontra Kate Bush já firme num novo patamar. Tem pela frente um mundo novo a explorar. Que o faça (e agora que, tal como em 1978, editou dois álbuns num mesmo ano), mais atenta ao calendário.