sexta-feira, outubro 28, 2011

DocLisboa 2009 (dia 11)


Olhar um continente de noite. É claro que a ideia poderia parecer coisa megalómana a um primeiro olhar, tantos que são os lugares, as gentes, os acontecimentos, que moram entre o ocaso e a alvorada por esta Europa fora. Mas, mais que o traçar de um olhar sistemático sobre a noite europeia, o que Abendland propõe não é mais senão um conjunto de quadros que, somados, permitem um olhar conjunto de cenas vividas por quem fica acordado nas horas em que os lençóis, os cobertores e almofadas chamam a maioria da população ao sono.

O filme de Nikolaus Geyrhalter, que passa hoje às 19.00 horas no Cinema São Jorge, é apresentado como um “poema filmado”. A premissa faz sentido, os olhares que a câmara faz chegar ao ecrã observando figuras e lugares que vivem de noite. Uns entre festa, danças e sorrisos (não faltando as bebedeiras e ressacas), outros em trabalho com agenda de esforço medida a cada segundo que passa. Uns em ritmo acelerado, dançando ao som de techno num grande pavilhão, outros observando, atentos a ecrãs de vigilância. Uns servindo cervejas e frango assado no Oktoberfest que faz a festa em Munique todos os outonos, outros falando com anónimos em linhas de auxílio abertas 24 horas por dia. Uns debatendo, outros traduzindo, em sessões nocturnas de instituições políticas, outros acautelando a segurança em linhas de fronteira...

Com uma cuidada direcção de fotografia, Abendland é assim uma soma, aparentemente aleatória, mas com texto de certa forma arrumado no contexto, de fragmentos de episódios protagonizados por vidas comuns. O realizador parece, por um lado, não comentar nem mesmo procurar uma lógica narrativa entre as imagens que aqui recolhe. Mas de certa forma deixa passar uma sugestão sobre um omnipresente peso de uma noção de desejo de segurança que atravessa o continente, das fronteiras de Espanha às da Ucrânia, passando pelas ruas de Londres, por uma comunidade de emigrantes em Itália ou por uma ocupação de uma via férrea na Alemanha.


Imagens do trailer de Abendland

Podem ver aqui a restante programação para hoje.