domingo, setembro 25, 2011

Um Mahler de referência



Uma nova gravação da 'Sinfonia Nº 2' de Mahler. Vladimir Jurowski dirige a London Philharmonic Orchestra (mais o seu coro), na companhia das vozes de Adriana Kucerová (soprano) e Christianne Stotjin (mezzo soprano). 

Uma das mais impressionantes criações de Gustav Mahler, a sua Sinfonia Nº 2 é uma obra-prima maior da história da música para orquestra (neste caso envolvendo ainda a presença de um coro e solistas). Estreada em 1895 representou a primeira de uma série de reflexões do músico sobre a morte (e aqui em concreto a ideia de ressurreição), a obra tornou-se numa das mais populares sinfonias de Mahler, com presença regular no repertório de muitas orquestras e com inúmeras gravações editadas em disco. Esta nova abordagem à Sinfonia Nº 2 de Mahler corresponde a uma gravação ao vivo, no Royal Festival Hall, do muito elogiado concerto inaugural da temporada 2009/10 da London Philharmonic Orchestra (LPO). À frente da orquestra, Vladimir Jurowski assina aqui uma daquelas interpretações para figurar na história dos grandes acontecimentos registados em disco.

Nascido em Moscovo em 1990, Jurowski mudou-se pouco depois para Berlim, onde fez a sua formação (na verdade entre a cidade e Dresden). Depois de se estrear no Festival de Wexford trabalhou com várias orquestras, tomando o lugar de maestro principal da LPO em 2007. Esta sua gravação da Sinfonia Nº 2 de Mahler valeu-lhe recentemente um expressivo elogio nas páginas da revista Grammophone, que inclusivamente apontou este registo com disco do mês, descrevendo a gravação como uma de “biblioteca”. Ou seja, daquelas que se afirmam como de referencia para uma obra e que o tempo tratará de não esquecer. Precisa e intensa, capaz de sublinhar as intenções da música, das notas de melancolia ao fulgor dos momentos mais exultantes, a “segunda” de Mahler por Jurowski é, seguramente, um dos grandes acontecimentos discográficos do ano.