segunda-feira, agosto 01, 2011

Nos 30 anos da MTV


A contagem decrescente fez-se sobre imagens do centro de controlo de missões da Nasa. Os segundos finais mostravam, no ecrã, o space shuttle (que nesse ano abria nova etapa na história da exploração espacial). Ao chegar ao zero, eram contudo do foguetão Saturno V, que serviu as missões Apollo, as imagens que preparavam a entrada em cena de um novo canal. Seguia-se um mólulo lunar na Lua. E, logo a seguir, a imagem que fez história: um astronauta, de bandeira ao lado. A bandeira da MTV... Uma voz anunciava: “ladies and gentlemen: rock’n’roll”... E assim começava a vida de uma nova etapa na história da televisão. A 1 de Agosto de 1981, pelo meio dia, nascia a MTV. Foi há 30 anos...



À primeira imagem identificativa do novo canal que então se estreava, seguia-se um primeiro teledisco. Profeticamente escolhido, Video Killed The Radio Star, dos Buggles, era assim a escolha inaugural da MTV. A canção, uma espécie de oráculo adivinhador da modernidade (na forma de fazer pop com electrónicas e no anunciar de uma nova era de estrelas feitas em vídeo e não mais pela rádio), tinha já sido editada em 1979. Cartão de visita dos Buggles, Video Killed The Radio Star fora entretanto incluída no alinhamento do álbum The Age Of Plastic, que o duo britânico formado por Trevor Horn e Geoff Downes lançara em 1980. Agora, ao lançar um canal de televisão dedicado à música (MTV não é mais que dizer “Music Television), a canção que adivinhara a definitiva entrada na era do teledisco parecia escolha incontornável.



Eram perto de 300 os telediscos que a MTV contava na sua primeira playlist. Essencialmente de nomes pop/rock norte-americano, com figuras como as de Rod Stewart ou Pat Benatar em rodagem no dia um de emissões. Os telediscos de Boys Keep Swinging e DJ, de David Bowie, foram algumas das excepções da produção pop chegada deste lado do Atlântico.

Meses depois, e munidos de telediscos que lhes abriram as porta da MTV, nomes como os Duran Duran, Culture Club ou ABC chegavam ao mercado americano, criando uma nova “invasão” britânica. A primeira, nos dias dos Beatles, tinha conhecido a televisão já entre as suas portas de entrada (em concreto o programa de Ed Sullivan). Agora, era todo um canal que levava a música a novos públicos. Esta revolução chegava assim em directo, pelo pequeno ecrã...

Com o tempo a MTV abriu espaços a boas ideias, da série Unplugged (que fez escola) a programas como o 120 Minutes. Mas depois a realidade avançou pelos formatos da reality TV e, com o tempo, o M foi desaparecendo da MTV... Hoje, de resto, poucos devem ser os que ali procuram música, a descaracterização que o canal viveu últimos anos tendo transformado o que foi um verdadeiro pólo de formação e afirmação cultural de uma geração num mero ponto de passagem do telecomando em hora de zapping.