sexta-feira, julho 29, 2011

Cinema, por Nova Iorque


Se há coisa que não falta em Nova Iorque são salas de cinema. Para todos os gostos, todos os tamanhos de ecrã e todos os números de cadeiras por sala... A oferta é vasta e vai muito além dos multiplexes que servem a oferta do momento. Ficam aqui três exemplos de salas onde, em Manhattan, podemos ver o cinema que foge à carteira de blockbusters e afins.

Começamos pelo IFC Center. Mora no número 323 da Sexta Avenida, perto da West 3rd Street, em pleno Greenwich Village. É um pequeno conjunto de salas, com programação atenta não apenas às novidades em diversos circuitos independentes, mas com frequentes ciclos e reposições que ali levam filmes mais antigos.

Podem consultar o site aqui.


O Angelika Film Center é uma das instituições de Nova Iorque. Encontramo-lo na esquina da Mercer Street com a Houston Street, a um quarteirão da Broadway. Junta uma série de pequenas salas, com uma programação que apresenta boas novidades do cinema independente, produções internacionais e, frequentemente, documentários. Tem um belo bar no piso da entrada. Nos últimos tempos o Angelika abriu salas noutras cidades norte-americanas.

Podem consultar o site aqui.


Abriu em 1970 e é uma cinemateca, com um arquivo de filmes e duas salas de exibição. O Anthology Film Archives encontra-se na esquina da 2ª Avenida com a Esat 2nd Street. As salas estãop longe do conforto das mais modernas, mas a programação é sempre interessante.

Podem consultar o site aqui.