quarta-feira, junho 15, 2011

De que falamos quando falamos de um castor?


No filme de Jodie Foster — com Mel Gibson e Jodie Foster —, O Castor (The Beaver), quem fala quando o castor fala?
A questão não é anedótica. Envolve mesmo um drama primordial, e primordialmente humano: quem sou eu para o outro? Ou ainda: que "eu" apresento, e edifico, na minha relação com o outro?
Provavelmente só um actor ou actriz (um actor e uma actriz) conseguiria lidar com esta história do homem-com-uma-marioneta-de-castor. Porquê? Porque ela envolve a mais desarmante exposição do amor: não sabes quem eu sou... e eu também não.
Em qualquer caso, simplificando, digamos para já que se trata de um dos filmes mais inclassificáveis e fascinantes deste Verão cinematográfico. Efeitos especiais para quê? Nenhum é tão complexo como pode ser um actor em frente a uma câmara. Ou, se for caso disso, um castor.