domingo, junho 19, 2011

Clarence Clemons (1942 - 2011)


Lendário saxofonista, fundador da E Street Band, com Bruce Springsteen, Clarence Clemons faleceu a 18 de Junho, em Palm Beach, Florida, na sequência de um ataque cardíaco sofrido no dia 12 — contava 69 anos.
Teve uma carreira a solo, com alguns álbuns em seu nome (p. ex., Rescue, lançado em 1983 com assinatura de Clarence Clemons & The Red Bank Rockers); participou em diversas digressões (nomeadamente com Ringo Starr, em 1990); tentou mesmo a carreira de actor (desde uma pequena participação, em 1977, no filme New York, New York, de Martin Scorsese, até dois episódios da série The Wire, para a HBO). O certo é que Clemons fica para a história do rock'n'roll como a figura imensa e protectora do saxofonista da E Street Band — "The Big Man", de acordo com a alcunha terna dos seus pares.
O seu nome acompanha Springsteen desde os tempos heróicos de Greetings from Asbury Park, N.J. (1973) até ao recente relançamento de Darkness on the Edge of Town (1978), com a designação de The Promise (2010). Pelo meio ficaram colaborações pontuais com nomes tão variados como Aretha Franklin, Lisa Stansfield, Joe Cocker, Luther Vandross e Lady Gaga (participando em dois temas do álbum Born this Way e também na sua performance no final de American Idol).
Na história iconográfica da E Street Band, Clemons surge num momento de enorme simbolismo, na capa de Born to Run (1975), álbum decisivo no reconhecimento de Springsteen junto de um público muito mais vasto. Assinada por Eric Meola, a fotografia a preto e branco da capa mostra os dois numa pose de emblemática cumplicidade — na edição original, em vynil, a fotografia surgia repartida entre a capa (Springsteen) e a contracapa (Clemons).

>>> Seguem-se dois videos e uma imagem:
1Born to Run: E Street Band, ao vivo, em Barcelona, em 2002.
2Edge of Glory: Lady Gaga, na sessão final de American Idol, a 25 de Maio de 2011 (foi a derradeira performance pública de Clarence Clemons).
3 — capa aberta da edição original do álbum Born to Run (1975).

1

2

3

>>> Obituário na Rolling Stone.
>>> Site oficial de Clarence Clemons.
>>> Site oficial de Bruce Springsteen.