domingo, maio 01, 2011

Olhar a Assembleia

Foto: Flávio Gonçalves

Na passada segunda-feira, dia 25 de Abril, a Assembleia da República abriu as portas aos visitantes. Estas imagens são olhares que essa visita permitiu captar. Começando por um pormenor do tecto da Sala das Sessões. É a sala que acolhe a actividade central do parlamento, inaugurada em 1903, e que hoje conhecemos numa forma remodelada em 1976 (quando ali foi acrescentada uma bancada para o Governo).



Este trio de imagens abre com um olhar sob a escadaria que une a porta que abre para o Jardim Interior à Escadaria Nobre. Pelo meio, a Sala dos Passos Perdidos, projectada em 1985 e decorada por Bordalo Pinheiro na década de 20 do século passado. A terceira imagem olha a porta principal do edifício, vista do Átrio.


O Salão Nobre da Assembleia da República ocupa o espaço do antigo coro alto da Igreja do Mosteiro de São Bento da Saúde. A sala resulta de uma intervenção de Pardal Monteiro, em 1941.


A Sala do Senado é uma das mais belas de todo o edifício. Nasceu onde outrora se encontrava a Sala do Capítulo do antigo mosteiro, começou por se chamar Sala dos Pares do Reino e, na República, passou a ser conhecida como Sala do Senado. Dominada por um retrato de D. Luís, é hoje uma sala para reuniões de comissões, encontros ou outras funções, uma vez que o modelo monocameral adoptado em 1976 guarda para a sala das Sessões o corpo central do trabalho parlamentar.