No interior da Sony, enquanto presidente da companhia, foi fundamental no desenvolvimento do disco compacto e também na aquisição dos estúdios da Columbia – Norio Ohga faleceu em Tóquio no dia 23 de Abril, contava 81 anos.
A sua entrada na companhia é do domínio da lenda: de facto, ter-se-á dirigido à Sony protestando pela má qualidade dos registos de um gravador de cassetes... Reconhecido pelos seus conhecimentos de electrónica (com uma formação musical apurada que, a certa altura, o levou mesmo a encarar a hipótese de ser cantor de ópera), acabou por ser convidado a integrar os quadros da companhia, desse modo iniciando uma trajectória que, em 1982, o conduziria ao cargo de presidente.
Durante a sua presidência (até 1995), conduziu o desenvolvimento do CD, do MiniDisc e do DVD, coordenando também todo o processo de compra da Columbia Pictures (um negócio de 3,4 mil milhões de dólares na altura considerado por muitos uma jogada ruinosa). Foi também sob a sua direcção que a Sony entrou no mercado dos jogos, nomeadamente através da "Play Station". Era presidente honorário da companhia desde 2003.
>>> Obituário na BBC.
>>> Site oficial da Sony.