domingo, fevereiro 27, 2011

Uma profunda ligação com Mahler


Sir Simon Rattle regressa a Mahler com a Berliner Philarmoniker, desta vez numa gravação da Sinfonia Nº 2 onde conta ainda com as vozes de Kate Royal e Madgalena Kozena, mais o Rundunkchor Berlin. Edição EMI Classics.

A música de Mahler tem um lugar central na história de vida de Simon Rattle. Em tempos viu, ainda na sua Liverool natal, concertos do primeiro ciclo alguma vez dedicado à integral da sua obra sinfónica por um mesmo maestro. A Sinfonia Nº 4 foi a primeira que dirigiu ainda como estudante e, revelou em tempos, a “segunda” foi a obra que o fez ser sonhar em ser maestro. Esta mesma Sinfonia Nº 2 já havia conhecido, sob a sua direcção, uma outra gravação, há largos anos, ainda com a City Of Birminhgam Symphony Orchestra (a mesma que daria visibilidade global a Rattle). Ao regressar fá-lo agora com a orquestra berlinense de que é titular desde 2002 (e à qual se deverá entretanto manter ligado até 2018). Mahler é um nome central no relacionamento do maestro com a Berliner Philarmoniker, sendo que, em 1987, na primeira ocasião em que a dirigiu, o fez com uma Sinfonia Nº 6 (cuja gravação foi entretanto editada em disco em 2006, num lançamento apoiado pelo Die Welt). Ainda antes de assumir o lugar de maestro-titular, mas já entretanto eleito para ser o sucessor de Abbado no posto, em 2000 editou uma Sinfonia Nº 10 com a Berliner Philharmoniker, que lhe valeria um Grammy. Seguiram-se, com esta sua nova orquestra, uma Sinfonia Nº 5 (2002), uma Sinfonia Nº 9 (2008) e, agora, esta “segunda” na qual deixa claro um olhar que tanto mostra uma capacidade em olhar o todo da obra, como um cuidado na exploração do mundo de detalhes que habitam entre esta que é uma das mais impressionantes composições de Gustav Mahler. Das assombrações que povoam o andamento de abertura às notas de luz e esperança que se levantam no quinto, esta é uma soberba e imponente “segunda”, afirmando-se como um dos primeiros grandes lançamentos editoriais de 2011.



Nestas imagens Simon Rattle apresenta a edição em disco desta sua nova gravação da Sinfonia Nº 2 de Mahler. Vemos depois um excerto da gravação, captado na grande sala da Philharmonie, em Berlim.