terça-feira, fevereiro 22, 2011

Como "abrir" um filme?


Eis um top sugestivo: o site IFC propõe uma lista das melhores 50 sequências de abertura de filmes, que é como quem diz, uma celebração da arte do genérico. Saul Bass é o eleito para o primeiro lugar, enquanto criador do genérico de Vertigo (recorde-se que Bass, colaborador regular de Hitchcock, é também o autor do emblemático cartaz). Os primeiros cinco títulos da lista são:
* Vertigo (1958), de Alfred Hitchcock
* A Hard Day's Night (1964), de Richard Lester
* Seven (1995), de David Fincher
* Touch of Evil (1958), de Orson Welles
* Goldfinger (1964), de Guy Hamilton
Embora reconhecendo que se trata de uma lista algo "bloqueada" no universo anglo-saxónico, há nela, como é óbvio, muitas maravilhas dessa arte nada automática que consiste em "abrir" um filme, isto é, lançar uma narrativa — reveja-se, por exemplo, o delírio a preto e branco de Dr. Strangelove (1964), de Stanley Kubrick (classificado em 34º lugar) ou a geometria crua de The Man With the Golden Arm (1955), de Otto Preminger (25º, outra vez da autoria de Bass).
Apenas para recordarmos um dos 50 (talvez 500, talvez 5000...) que ficaram de fora, aqui se recorda a abertura de O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, incluindo a primeira cena, com Brigitte Bardot e Michel Piccoli.