sexta-feira, janeiro 28, 2011

"Life in a Day": o mundo visto do YouTube




Estas são imagens do filme Life in a Day, uma experiência que reflecte de forma muito directa e, apetece dizer, muito natural, os dias que vivemos. Vale a pena recordar:
- a 6 de Julho de 2010, os irmãos Ridley e Tony Scott, através da sua produtora Scott Free, anunciaram um projecto de documentário feito a partir de contribuições de cidadãos de todo o mundo;
- o projecto convidava os participantes a enviar videos que, de alguma maneira, reflectissem o seu quotidiano, condensando a "vida num dia" (26 de Julho de 2010);
- participaram mais de 80 mil pessoas, de 140 países, que enviaram cerca de 4.500 horas de video;
- os materiais foram montados por Joe Walker, sob a direcção do realizador Kevin MacDonald: o resultado, Life in a Day, dura 95 minutos e foi estreado no Festival de Sundance;
- o filme está disponível no YouTube.

* * * * *

Que acontece, aqui, então? Dir-se-ia uma exponenciação delirante do próprio conceito fundador do YouTube: broadcast yourself.
Que é como quem diz: a personalização dos materiais que se injectam na Net surge (re)montada como um retrato do próprio planeta: todos iguais, todos diferentes.
Por um lado, esta democracia virtual gera um ecumenismo apelativo, mas inevitavelmente simplificador; por outro lado, o gosto do cinema como transfiguração das experiências correntes é algo de totalmente ausente, uma vez que, agora, essas experiências, muitas vezes na sua condição de home movies, parecem "esgotar" o próprio desejo de cinema. Em qualquer caso, por ironia ou cansaço, algo do que somos passa por aqui. Algo, sobretudo, do modo como nos representamos através de imagens e sons.