domingo, dezembro 19, 2010

Com a América no horizonte


Um ano depois de nos ter proposto uma nova e entusiasmante visão sobre os Quadros Numa Exposição de Mussorgsky, Leif Ove Andsnes completa a sua integral dos Concertos para Piano de Rachmaninov.

Depois de ter já gravado, igualmente sob a direcção de Antonio Pappano, os concertos números 1 e 2, neste novo disco apresenta, desta vez com a London Symphony Orchestra, os números 3 e 4. São, por motivos distintos, duas obras que o compositor russo criou com a América no horizonte. O nº 3, estreado em Nova Iorque em 1909 fora inclusivamente criado para uma digressão americana com 22 concertos (num dos quais Gustav Mahler dirigiria esta mesma obra, com a Filarmónica de Nova Iorque). Já o Concerto nº 4 (estreado em Filadélfia em 1927) nasce na sequência de uma mudança do compositor para o outro lado do Atlântico (consequência directa da revolução que havia mudado o mapa político do seu país natal). Este quarto concerto reflecte, por um lado, a genética russa natural em Rachmaninov mas sugere já uma relação em construção com o espaço que o acolhia então, os sinais de mudança que se ouviam na música de um Gershwin, por exemplo, passando igualmente entre o programa de referências que aqui escutamos. Este disco (agora lançado pela EMI Classics) completa assim o ciclo iniciado com um outro título de Leif OIve Andsnes. Os concertos foram gravados ao vivo nos estúdios Abbey Road, em Londres, entre 2009 e 2010, seguindo um modelo que contrasta com o cada vez mais dominante mapa de gravações ao vivo em salas de concerto e que aqui garante não apenas uma performance segura com uma captação de som irrepreensível.