segunda-feira, novembro 22, 2010

Uma revisitação (televisiva) do clã Kennedy


Passou, discretamente, um documentário sobre os Kennedy... em todo o caso, passou — este texto integrava uma crónica de televisão publicada no Diário de Notícias (19 de Novembro).

Uma preciosidade documental (domingo, dia 14, RTP2): Kennedys, o Fim da Inocência refaz a história trágica do clã Kennedy, focando não apenas os dois irmãos assassinados (John e Robert, respectivamente em 1963 e 1968), mas sobretudo as convulsões familiares filtradas pelo olhar dos filhos. Realizado pelo francês Patrick Jeudy, especialista neste tipo de investigação (Eva Braun, Richard Nixon e Marilyn Monroe são algumas das figuras que já abordou), o filme está construído como a narrativa de uma ama das crianças, a partir de um texto do psicanalista Gérard Miller (colaborador regular de Jeudy).
É a prova de que se pode fazer uma televisão realmente (in)formativa que não se refugie no cinismo da “objectividade”, antes explorando modos de narrativa que aceitem lidar com a complexidade do factor humano. Trata-se de uma produção francesa, e não americana (ou inglesa), como pode fazer pensar o título Kennedys, the End of Innocence, usado no site da RTP. Discretamente, terá tido a sua estreia mundial entre nós (está programada para o dia 22, na France 3).