quinta-feira, novembro 25, 2010

Mudar de vida?


Durante anos levou o olhar de fotógrafo aos telediscos, tendo inclusivamente ajudado os Depeche Mode a encontrar uma imagem, tão presente e marcante que foi, sobretudo entre finais dos oitentas e o início dos noventas, a sua relação com a banda. Mas foi já na década dos zeros que Anton Corbijn se lançou no desafio de se sentar por detrás da câmara que rodava uma longa-metragem, com a palavra realizador na respectiva cadeira. Começou em terreno relativamente seguro em Control, filme sobre Ian Curtis (e os Joy Division) mais interessando em olhar a figura que o mito (desse olhar nascendo um dos melhores biopics pop/rock já feitos). Agora Corbijn dá um segundo passo no cinema. Sai da sua zina de conforto e entra num terreno de ficção pura. E sai-se bem. Muito bem mesmo.

The American (que entre nós estreia como O Americano, como convém) é um filme de não-acção sobre um assassino profissional. O clima contraria os estereótipos habituais quando se contam histórias de quem puxa no gatilho depois do cheque depositado na conta… George Clooney (num dos seus melhores papéis) veste a pele de um assassino profissional que, numa aldeia italiana, longe de tudo (ou que ele imagina longe de tudo) tenta mudar de vida. Não são contudo os fantasmas da sua vida profissional quem o persegue, mas figuras reais e contas por ajustar, o sonho de uma “vida normal” revelando por vezes as sombras de pesadelos que o não abandonam…


Corbijn segue a história sem a necessidade de mudar de plano a cada mão cheia de segundos. Contempla assim aquele de quem se fala e, sobretudo, integra-o no espaço onde procura uma nova vida. O olhar do fotógrafo a marcar pontos, portanto… De resto, é da relação espantosa entre a velocidade da não-acção e a placidez do mundo ao seu redor que vive a aparente calma que serve de pano de fundo a um filme que mostra como Anton Corbijn tem mais que contar que apenas pequenos quadros de três a quatro minutos para servir canções deste ou daquele.



Imagens do trailer de O Americano.