quarta-feira, outubro 27, 2010

Pela arte do século XX


É um dos mais interessantes museus berlinenses e integra o chamado Kulturforum, a pouca distância a pé de Potsdamer Platz e imediatamente nas traseiras do Berlinale Palast, a grande sala de cinema que é a sede dos principais acontecimentos durante o festival de cinema que ali decorre todos os anos no mês de Fevereiro.

A Neue Nationalgalerie é essencialmente um museu dedicado à arte do século XX. O edifício foi desenhado por Mies Van der Rohe e revela, sob um pavilhão de aço e vidro que se vê à superfície, um vasto conjunto de salas num piso subterrâneo que, na verdade, tem depois janelas para um jardim exterior nas fachadas opostas à Potsdamerstrasse.


O piso térreo do museu recebe habitualmente exposições temporárias. O piso inferior tem espaços para várias exposições, algumas exibindo, habitualmente sob arrumação temática, as suas colecções. Há ainda uma cafetaria e uma pequena loja. Parte das salas conta com iluminação natural proveniente de grandes janelas com vista para os jardins nas traseiras do edifício. Entre este conjunto de imagens vemos (na foto do meio) o imponente Capricorne, de Max Ernst.


Três obras que podíamos ver em exposição na Neue Nationalgalerie este Verão. A primeira, de Ernst Wilhelm Nay é Pescadores do Báltico, de 1937. Segue-se Montanha com Neve e Esquiadores (1928), de Ernst Ludwig Kirchner. E um esboço de Cavaleiros, de Wassily Kandinsky, de 1909.

Neue Nationalgalerie
Potsdamerstrasse, 50
Metro: Potsdamer Platz (U-bahn e S-bahn) e Mendelssohn Batholdy Park (U-2).