quinta-feira, outubro 28, 2010

O vizinho de Sanssouci


Apesar de algo ofuscado pelo “brilho” de Sanssouci, o Neues Palais está longe de representar um destino secundário entre uma visita ao parque, com o nome do palácio de verão de Frederico II, em Potsdam, na verdade é um extenso conjunto de jardins e construções com vários pólos de interesse.

Foquemos hoje atenções no Neues Palais. É o que mais distante fica da estação de metro que serve certamente muitos dos que visitam Potsdam (há uma linha de autocarro que liga a estação de comboios a uma das entrada do parque junto ao Neues Palais. A pé é coisa para uma longa caminhada…



Construído em finais da década de 60 do século XVIII (é por isso posterior a Sanssouci), lo Neues Palais surgiu no final da chamada Guerra dos Sete Anos com a intenção de expressar, com opulência aqruitectónica, o poderio da coroa prussiana.



Um olhar por uma das perto de 400 esculturas em arenito que ornam a fachada exterior do Neues Palais. As paredes, salvo as da ala Sul (que albergava os aposentos privados de Fredeico II) sugere uma imitação de tijolos. A ideia surgiu como tentativa de contornar maus acabamentos de uma solução original.



Praticamente não usado após o reinado de Frederico II, O Neues Palais conheceu no imperador Guilherme II o seu mais assíduo segundo inquilino. A queda do regime, em 1918, transformou o palácio num museu, mas muito do seu recheio foi enviado para a residência no exílio do antigo monarca, na Holanda. A redescoberta, nos anos 70, dessas mobílias, entretanto restituídas ao Neues Palais, permite reencontrá-lo quase como estaria em 1918. Muitas das salas revelam contudo algum do abandono a que votadas depois do fim da II Guerra Mundial. Contudo, neste momento decorrem ali obras de restauro.

Neues Palais
Parque Sanssouci (Potsdam)
Metro: Potsdam Hauptbanhof (S-bahn)