terça-feira, outubro 26, 2010

Memórias do horror


Fica a meio caminho entre a moderna Potsdamer Platz, símbolo da Berlim pós-muro, e o Checkpoint Charlie, a memória (hoje para turista ver) dos dias em que a cidade viveu dividida. Junto a um pedaço de muro (um dos poucos que ficaram em pé como marca desses tempos) e usando o espaço que outrora fora ocupado pelo quartel da Gestapo e das SS. Com o título Topographie des Terrors (literalmente, topografia do terror), que na verdade é o nome de uma das exposições permanentes, todo aquele espaço recorda factos vividos entre 1933 e 1945, sob o poder nazi.


Destruído nos bombardeamentos de 1945, o quartel da Gestapo e SS foi deixado em ruínas, demolidas logo depois. A construção do muro, ali ao lado, fez daquele espaço um aterro ao serviço de obras no bairro de Kreuzberg. Em finais dos anos 80 escavações revelaram as caves do quartel. Depois da queda do muro, uma exposição ao ar livre foi ali levantada, recordando a história de Berlim sob o poder nazi. Já este ano, e na sequência da abertura do novo centro de exposições e de documentação ali ao lado, uma nova exposição foi instalada junto àquelas paredes (directamente sob uma extensão do muro). Trata-se de um conjunto de textos (em alemão e inglês), recortes de imprensa e fotos, sob o título Berlin 1933–1945. Between Propaganda and Terror.


Era antiga a ideia de construir um edifício que albergasse exposições e um centro de documentação. Assinado pelos arquitectos Ursula Wilms e Heinz W. Hallmann, o edifício de dois andares (um piso térreo e um inferior) acolhe ainda um espaço de conferências. A biblioteca tem cerca de 25 mil volumes. O novo edifício foi inaugurado em Maio deste ano.


Três olhares sobre o edifício, que neste momento apresenta a exposição permanente Topography Of Terror (também bilingue), que entretanto foi redesenhada e ampliada. O espaço acolhe ainda uma exposição permanente sobre aquele local e diversas exposições temporárias.
.
Topographie des Terrors
Niederkirschner Strasse
Metro: Posdamer Platz (U-bahn e S-bahn)