quinta-feira, outubro 21, 2010

Ecos da história de uma cidade


São vários os lugares de Berlim que, num só olhar, nos dão ecos de vários episódios da história da cidade. E a igreja que mora no centro da Breitscheidplatz, junto da sempre movimentada (e comercial) Kurfürstendamm, é disso um vivo exemplo. Erigida em finais do século XIX por Guilherme II lembrando a memória do seu avô (o Kaiser Guilherme I) a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche traduz hoje ecos de três tempos distintos. Os dessa época original, os da guerra que, numa noite de 1943, destruiu irremediavelmente parte da estrutura e o tempo da reconstrução, que juntou aos restos da estrutura original uma nova capela e uma torre.


Desenhada por Egon Eiermann, a nova estrutura em volta dos restos da igreja original consiste num total de quatro elementos. A “nova” igreja foi construída entre 1959 e 1963 e tornou-se num dos elementos de referência de uma zona que, nos dias do muro, foi o centro da Berlim Ocidental. Nesta imagem a torre hexagonal, de 53 metros de altura, que integra o corpo acrescentado à estrutura original.


Três olhares pelo interior da capela. Além de serviços religiosos, esta capela acolhe, com alguma regularidade, concertos de música clássica.

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche
Breitscheidplatz
Metro: Zoologischer Garten (U-2 e U-9 e várias linhas de S-bahn)