domingo, setembro 12, 2010

Sofia Coppola ganha Leão de Ouro em Veneza

Uma ironia que se repete: os europeus deixam os seus mercados ser economicamente dominados pelos blockbusters americanos, ao mesmo tempo que, nos seus festivais, vão distinguido os independentes made in USA. Aconteceu, agora, com Sofia Coppola que veio a Veneza com Somewhere [trailer], arrebatando o Leão de Ouro.
Ironicamente ou não, as decisões foram tomadas por um júri presidido por um americano: Quentin Tarantino. E o Leão especial, pela carreira, foi ainda para um americano, o veterano Monte Hellman, autor do clássico Two-Lane Blacktop (1971), este ano presente na competição com Road to Nowhere. Com Balada Triste de Trompeta (Espanha), Álex de la Iglesia recebeu o Leão de Prata para melhor realização; Essential Killing (Polónia) valeu a Jerzy Skolimowski o prémio especial do júri — palmarés completo no site oficial da Bienale.
Somewhere, protagonizado por Stephen Dorff e Elle Fanning, vai por certo ser um título em destaque na próxima temporada de prémios, em particular na corrida para os Oscars. O filme tem distribuição assegurada nas salas portuguesas, estando a estreia, para já, agendada para 17 de Fevereiro de 2011.