terça-feira, setembro 07, 2010

Festival de Veneza, dia 7


O novo filme de Alex de la Iglesia, Balada Triste de Trompeta, passa hoje em Veneza. A acção leva-nos a Espanha, em 1937, nos dias da guerra civil. Um circo e os seus profissionais passam por uma história que tem por ponto de partida a recruta, contra a sua vontade, de um palhaço pela milícia. A narrativa acompanha mais tarde o seu filho, as marcas da memória do pai cruzando então o presente.


Os primeiros passos da história que conduziu à unificação italiana é o cenário para Noi Credevamo, o novo filme de Marco Martone. No centro da história estão três jovens do Sul de Itálian cujas famílias foram atingidas pela repressão em finais dos anos 20 do século XIX. Contado como numa sucessão de episódios, o filme acompanha as vidas desses três revolucionários, num cenário que assiste ao nascimento de um país.


Co-produção entre a República Checa e a Eslováquia, Prezít svuj Zivot (em inglês apresentado como Surviving Life) de Jan Svankmajer é a história de um homem já idoso que vive uma existência dupla. Uma transporta-o ao mundo dos sonhos, a outra seguindo no mundo real. Através do mundo dos sonhos descobre alguns factos sobre o seu passado. Mas quando um dia é forçado a escolher entre os dois mundos, opta pelo mundo dos sonhos.