sexta-feira, setembro 24, 2010

Eddie Fisher (1928 - 2010)


A maioria das notícias da morte de Eddie Fisher destacam os seus três primeiros casamentos, com Debbie Reynolds, Elizabeth Taylor e Connie Stevens, e em particular os desenlaces mais ou menos escandalosos dos dois primeiros (foi ainda casado com Terry Richard e Betty Lin). É bem verdade que ele foi uma personagem de eleição da imprensa das celebridades; seja como for, essa visão "cor de rosa" está muito longe de fazer justiça à sua condição de ícone genuinamente pop da era pré-rock'n'roll.
Através de canções como Thinking of You, Any Time, Oh, My Pa-pa, I'm Yours, Tell Me Why [em baixo: registo do seu show televisivo, na NBC, em 1953] e Wish You Were Here, Fisher impôs-se como ídolo dos adolescentes da década de 50, cruzando as marcas de um romantismo clássico com os sinais discretos, muitas vezes irónicos, de novos comportamentos e valores. Embora nunca tenha construído uma verdadeira carreira cinematográfica, teve um importante papel dramático em Butterfield 8 (1960), de Daniel Mann, contracenando com a então sua mulher, Elizabeth Taylor (por este filme consagrada com o Oscar de melhor actriz).
Natural de Filadélfia, Eddie Fisher nasceu a 10 de Agosto de 1928; faleceu a 22 de Setembro, em Berkeley, Califórnia, na sequência de uma intervenção cirúrgica.