quarta-feira, agosto 25, 2010

Um Oscar para Godard

Jean-Luc Godard no seu filme Soigne ta Droite/Atenção à Direita (1987)

Faz parte da lenda a atribuição a Jean-Luc Godard de uma frase deliciosamente provocatória sobre o destino dessa arte misteriosa que ligou de forma nova as imagens e os sons — terá ele dito: "Espero a morte do cinema com optimismo."
Pois bem, os prazeres de tão sofisticada crença parecem não se ter esgotado. Terá mesmo chegado a altura de todos nós, incluindo o próprio Godard, repensarmos, com a devida ironia, a pertinência (ou impertinência) de tal asserção. Isto porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que Godard vai ser homenageado com um Oscar honorário.
O menos que se pode dizer é que o autor de Pedro o Louco, Nome Carmen e História(s) do Cinema estará muito bem acompanhado. Assim, os outros homenageados da 83ª edição dos Oscars (27 de Fevereiro de 2011) serão Francis Ford Coppola, que irá receber o Prémio Irving G. Thalberg, e ainda o actor Eli Wallach e o historiador Kevin Brownlow, ambos também distinguidos com um Oscar.
Segundo o novo calendário dos prémios honorários, iniciado em 2010, as distinções serão entregues durante o jantar designado por Annual Governors Awards — 13 de Novembro de 2010, no Grand Ballroom do Hollywood & Highland Center.