terça-feira, agosto 31, 2010

O castelo (que é museu)


Chama-se Malmöhus, fica a alguns quarteirões do centro da cidade e merece uma visita. Nasceu como uma fortaleza e hoje alberga o principal museu local. As fundações mais antigas da estrutura datam do século XV, porém as paredes mais remotas da construção actual têm origem numa segunda fase de construção, já no século XVI. À fortaleza antiga foi entretanto ligado um edifício novo, da sua reunião surgindo o espaço que hoje acolhe o museu.

O Malmö Museer é invulgarmente versátil na variedade de exposições que apresenta (inclusivamente na sua colecção permanente). Há uma zona dedicada às ciências naturais, uma outra atenta à história da arte local (pintura, escultura e artes decorativas, com atenção para a produção contemporânea), um espaço sobre a história da região e do seu povoamento, um outro centrado na fotografia, a tudo isto juntando-se ainda o espaço do próprio castelo, com algumas das salas mobiladas tal e qual estariam nos dias em que desempenhava funções na defesa da cidade.


Nesta sequência de imagens passamos por alguns dos espaços do museu, começando no átrio que nos conduz aos pisos superiores (e às exposições sobre história da arte, antropologia e arqueologia e ainda às salas de exposições temporárias. A segunda imagem mostra uma escultura numa das escadarias do museu. A terceira revela uma das salas mobiladas do velho castelo.