quarta-feira, abril 28, 2010

A "luz", segundo Christen Kobke

É uma das exposições imperdíveis que Londres propõe neste momento. Numa sala no coração na National Gallery apresenta-se um conjunto de pinturas do dinamarquês Christen Kobke, um “mestre da luz”, como sugere o título da exposição. Natural de Copenhaga, onde nasceu em 1810, o pintor é recordado nesta exposição através de obras que evocam tanto a etapa em que viveu perto da capital como uma importante viagem a Itália em 1838, depois de terminados os seus estudos.
A printura que abre este post, uma das que podemos ver na exposição na National Gallery, mostra um olhar sobre o portão da cidadela , onde vivia. Data de 1834 e revela um olhar que parece semelhante ao da fotografia “instantânea”. Repare-se na informalidade das poses, no facto de haver uma figura tapara por um poste. E, claro, na luz.

Outras três obras de Kopke em exposição na National Gallery. Por ordem, a Vista de Dosseringen Perto do Lago Soterdam a Caminho de Norrebro, de 1838, o Castelo de Fredriksborg à Luz do Fim da Tarde, de 1835 e Vista de uma Rua em Ostebro (arredores de Copenhaga), de 1836.

A exposição inclui ainda retratos assinados por Kobke. E, claro, pinturas da sua viagem a Itália. Tem entrada gratuita e está patente até 13 de Julho.