domingo, abril 25, 2010

Em visita à National Gallery


É talvez o mais “central” dos museus londrinos, morando em plena Trafalgar Square. A sua colecção permanente, de mais de 2300 obras, traduz um das mais representativos olhares sobre a história da pintura ocidental do final da Idade Média a 1900. É um museu de entrada livre (há um donativo de três libras sugerido ao visitante), sendo que algumas das exposições temporárias têm bilhete pago.

O museu surgiu em inícios do século XIX, na sua origem estando a aquisição, pelo Governo britânico, de 36 pinturas a um coleccionador privado. Era, na origem, uma colecção discreta e pequena (quando comparada com a de outros museus que começavam a surgir pela Europa). Foi crescendo lentamente ao longo do século XIX e início do século XX. Durante a II Guerra Mundial muitas das colecções foram retiradas e guardadas em castelos e edifícios universitários no País de Gales.

Na origem a colecção era relativamente pequena e, quando abriu as portas em 1824, o museu ocupava uma habitação urbana “normal” de três pisos… Muitas vezes sobrelotada de vistantes, a galeria original acabou por ceder a colecção a um novo edifício projectado para a entretanto criada Trafalgar Square, em Charing Cross. Ao longo da sua história o edifício conheceu várias obras de ampliação, a mais recente datando de 1991, criando a chamada Sainsbury Wing, que hoje alberga não apenas as obras mais antigas da colecção, como um restaurante e um espaço de exposições temporárias.

Este ano o programa de exposições temporárias da National Gallery apresenta várias propostas. Patente neste momento, é absolutamente imperdível uma mostra dedicada ao pintor dinamarquês do século XIX Christioan Kobke.

Christian Kobke: Danish Master Of Light – até 13 de Junho

Close Examination: Fakes, Mistakes and Discoveries – 30 de Junho a 17 de outubro

Frederick Calay Robinson: Acts Of Mercy: 14 de Julho a 17 de Outubro