quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Kathryn Grayson (1922 - 2010)

Cantora com formação ligada à ópera, Kathryn Grayson foi uma das figuras emblemáticas da idade de ouro do musical de Hollywood — de seu nome verdadeiro Zelma Kathryn Elisabeth Hedrick, faleceu a 17 de Fevereiro na sua casa de Los Angeles.
Curiosamente, a sua carreira de cantora de ópera apenas começou em 1960, com Madame Butterfly, uma vez que, descoberta por Louis B. Mayer no começo dos anos 40, rapidamente se transformou numa das actrizes exclusivas dos musicais da Metro Goldwyn Mayer. Paixão de Marinheiro/Anchors Aweigh (1945) foi o seu primeiro grande sucesso, contracenando com Frank Sinatra e Gene Kelly, sob a direcção de George Sidney. Entre os momentos mais importantes da sua filmografia incluem-se duas outras realizações de Sidney: O Barco das Ilusões/Show Boat (1951) e Beija-me Catarina/Kiss Me Kate (1953). O Rei Vagabundo/The Vagabond Kid (1956), de Michael Curtiz, foi o seu derradeiro trabalho cinematográfico. A partir daí, dedicou-se aos palcos e ao ensino do canto, surgindo esporadicamente em séries televisivas.
Podemos revê-la aqui em Waltz Serenade, um tema de Earl K. Brent (composto a partir de Tchaikovsky), com orquestra dirigida por José Iturbi — trata-se de uma espantosa cena de Anchors Aweigh, um dos exemplos da época em que o cinema-dentro-do-cinema funciona como factor suplementar de espectáculo.



>>> Site oficial de Kathryn Grayson.