segunda-feira, dezembro 28, 2009

Pedro Costa: "Letters from Fontainhas"

Os filmes de Pedro Costa sobre os habitantes do bairro das Fontainhas vão ser editados em DVD pela Criterion — este texto foi publicado no Diário de Notícias (26 de Dezembro), com o título 'Pedro Costa na Criterion'.

A fechar o ano de 2009, a Criterion Collection (nome de referência nas edições internacionais em DVD) anunciou o lançamento da caixa "Letters from Fontainhas", com três filmes de Pedro Costa: Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006).
Bem sabemos que vivemos num país em que a pequena imaginação interna se satisfaz muitas vezes com os triunfos lusitanos em terras estrangeiras, empolando-os até à mais banal arrogância nacionalista. Mas não é disso que se trata: Pedro Costa já era um grande cineasta quando apenas algumas vozes portuguesas escreviam sobre ele. Acontece que a mentalidade dominante continua a menosprezar filmes (portugueses e não só) como os de Pedro Costa, considerando-os objectos anódinos fabricados para meia dúzia de amigos dos respectivos autores. Pois bem, ao que parece Pedro Costa tem muitos amigos e a maior parte deles não estão em Portugal. Dito de outro modo: através da Criterion, uma retrospectiva na Tate de Londres e muitas e variadas abordagens críticas, Pedro Costa foi, em 2009, um dos mais internacionais artistas portugueses.