segunda-feira, novembro 02, 2009

Histórias de Berlim

Foi a 9 de Novembro de 1989. Não era suposto que o tivesse sido. Na verdade tudo nasceu de uma série de mal entendidos e falta de comunicação entre a hierarquia da velha RDA...
Honecker, o histórico líder da RDA tinha-se demitido em meados de Outubro. A Hungria tinha retirado as linhas de defesa na fronteira com a Áustria e 13 mil alemães de Leste, ali em férias, tinham escapado para o ocidente. Muitos mais procuraram a mesma rota, mas foram travados e acabara por se refugiar na embaixada da Alemanha Ocidental em Budapeste. Em Berlim Leste os protestos chegam à rua… Já havia manifestações desde Setembro, pedindo “dizem-nos sair”… A 4 de Novembro um milhão de pessoas junta-se em Alexandreplatz… Uma nova política de fronteiras é então definida pelo novo governo de Egon Krenz (o breve sucessor de Honecker), prevendo autorizações especiais. E coube ao secretário para a Propaganda a missão de a anunciar. Tinha regressado de férias, e sem ter sido devidamente informado das regras (que só entrariam em vigor no dia seguinte, de forma a permitir a chegada de informação ás hierarquias nos postos de fronteira), anunciou numa conferencia de imprensa, que havia novas autorizações de transito entre as fronteiras das duas alemanhas. Berlim inclusive… Questionado sobre quando as regras seriam válidas, respondeu, sem o saber, que “imediatamente”… Acompanhando o momento em directo pela televisão, milhares de alemães de Berlim Leste acorreram aos postos fronteiriços do muro… Sem ninguém que confirmasse aos guardas ordem para impedir a passagem, o muro foi assim rompido…

O histórico Checkpoint Charlie, a 10 de Novembro de 1989, sem o aparato que durante anos impedira a livre circulação de berlinenses.



Fisicamente, o muro não caiu imediatamente. Nos dias posteriores a 9 de Novembro o governo da RDA anunciou a abertura de novos postos de fronteira em Berlim. Os guardas de leste ainda vigiaram o muro durante alguns dias. Mas com o tempo aligeiraram a a segurança. E em poucos meses pedaços do muro começaram a ser derrubados… A 3 de Outubro do ano seguinte a reunificação alemã arrumava definitivamente esta história.

Ao longo deste mês, assinalando os 20 anos da queda do muro, o Sound + Vision vai andar por Berlim. Não apenas para contar as histórias do muro. Mas para ver a cidade. O que foi. E o que hoje é…