quarta-feira, novembro 25, 2009

Histórias de Berlim (16)

É mais um dos exemplos vivos da Berlim reunificada após a queda do muro. Uma cúpula desenhada por Norman Foster sob o tecto do edifício do Reichstag, assinalou o regresso à vida de uma casa antiga, o silêncio ali feito durante o regime nazi e, depois, durante a guerra fria. Hoje acolhe novamente o Bundestag. Mas o motivo que atrai mesmo os visitantes que ali passam todos os dias é mesmo a cúpula, com vista panorâmica sobre a cidade, que hoje é um dos novos símbolos da cidade.

De 1872 até 1933, o edifício Reichstag albergou o parlamento alemão. Os bombardeamentos sobre Berlim, em 1945, danificaram-no estruturalmente. Mas foram precisos mais de 50 anos para o ver renascer. Geograficamente ficou em terreno na Berlim Ocidental, mas a muito poucos metros do muro (que de resto passava junto às suas traseiras). Nos anos 60, para evitar um colapso da estrutura, foram efectuadas obras de recuperação, mas o edifício ficou longe de ser uma casa habitada, acolhendo apenas alguns eventos ocasionais, entre os quais concertos, exposições e cerimónias oficiais. O parlamento da Alemanha de Leste reunia alguns quilómetros (não muitos) a Leste. O da Alemanha Ocidental residia então em Bona.

A queda do muro trouxe nova vida a todos os edifícios na linha de fronteira entre as duas metades de Berlim. E o Reichstag não ficou de fora. A cerimónia oficial da reunificação alemã teve ali lugar a 3 de Outubro de 1990. Mais tarde, antes de avançarem as obras de profunda remodelação Christo “embrulhou-o” em 1995, gerando uma das suas instalações mais mediatizadas.

A cúpula projectada por Norman Foster é hoje o “rosto” da nova vida do edifício. É coberta de vidro, simbolizando essa transparência o vincar das diferenças face aos regimes não democráticos que a cidade conheceu no século XX. A cúpula é coberta de vidro e permite uma visão panorâmica sobre a cidade. A luz natural que entra no edifício pela cúpula é depois reflectida para o seu interior por um sistema de espelhos.

Imagem nocturna do Reichstag. O edifício mantém o nome, embora o parlamento, que novamente ali se reúne, tenha tomado a designação de Bundestag.