sexta-feira, outubro 30, 2009

Era uma vez uma estrada...

B.Q.E…. Ou seja, Brooklyn-Queens Expressway. É uma auto-estrada que integra a rede viária interna de Nova Iorque. E agora é também um filme e um disco de Sufjan Stevens. Aqui, a música e a imagem servem um todo, originalmente concebido para apresentação ao vivo, síncrona, a música tocada por uma orquestra sob um ecrã no qual o filme é projectado (uma vez mais seguindo o modelo do histórico Koyaanisqatsi de Godfrey Reggio, com música de Philip Glass, que de certa forma é a mais próxima das referências deste projecto). Encomendada pela Brooklyn Academy Of Music, a obra foi ali estreada em 2007, esgotando a noite de estreia, os mais de dois mil lugares da sala, antes mesmo de feito um qualquer anúncio. Agora, a música e as imagens de B.Q.E. representam o mais recente disco de Sufjan Stevens.
Seguem-se algumas imagens da auto-estrada que é protagonista deste filme rodado pelo próprio músico, usando uma câmara de Super 8 e uma de 16mm.


Imagem, cortesia de Thomas Fichter, http://www.thomasfichter.com

A Brooklyn Queens Expressway é parte da Interstate 278 e foi construída a partir de meados dos anos 50, concluída em 1964. A sua criação deveu-se ao reconhecimento de problemas de tráfego já em finais dos anos 40. Ainda hoje é uma via de trânsito intenso, por ela circulando diariamente 160 mil veículos na zona de Brooklyn e 120 mil em Queens. Grande parte da estrada é elevada em relação ao solo, mas há porções, como na zona central de Brooklyn em que passa num túnel, cedendo espaço de superfície ao Brooklyn Heights Promenade, área não apenas com magnífica vista sobre Manhattan, mas com uma história que envolve habitantes ilustres como Bob Dylan, Truman Capote, Walt Whitman, Norman Mailer ou Marilyn Monroe.



Imagens de B.Q.E., nesta sequência dividindo o protagonismo entre as dançarinas de hoola hoop (um elemento de ficção que Sufjan Stevens integrou no filme) e as da estrada que dá título à obra.