sábado, setembro 26, 2009

It was 40 years ago today...

Foi a 26 de Setembro de 1969, passam hoje 40 anos. Era então editado Abbey Road, o último álbum gravado pelos Beatles (apesar de Let It Be, registado meses antes ser depois editado, já em 1970). É um dos melhores discos dos Beatles, um conjunto de visões individuais somadas a quatro, mostrando uma banda no auge do domínio da escrita de canções, e também das técnicas de estúdio. O texto que se segue recorda o antes, durante e pós-Abbey Road. E é um excerto, editado, de um texto maior publicado no DN Gente, a 5 de Setembro, com o título ‘O Último Verão‘.

1969 tinha já assistido à gravação (não acabada) de um disco frente às câmaras (durante a qual George Harrisson quase bateu com a porta), a um concerto no telhado da sede da Apple, às primeiras acções de intervenção política de John Lennon… O clima era de claro fim à vista. Mas havia contudo um ponto final por escrever. E com a chegada do verão, os quatro músicos resolvem reencontrar-se para gravar um novo álbum, desafiando Geroge Martin a retomar o seu lugar na produção. Como o confirmaram mais tarde na autobiografia Anthology, sabiam que seria o seu último disco. Mas não imaginavam, naturalmente, que seria também um dos seus melhores...
Tal como acontecera durante a gravação do álbum “branco” de 1968, o disco viu frequentemente os quatro elementos dos Beatles a trabalhar em separado, na verdade muitas vezes juntos apenas para lançar a estrutura das canções. John Lennon sofreu um acidente de automóvel e foi hospitalizado, chegando a estúdio alguns dias depois dos outros... A principio colaborou nas gravações em curso. Mas acabaria por dar ao disco alguns dos seus momentos mais memoráveis com Come Together e Because. O álbum destaca contudo a mestria em estúdio de Paul McCartney e confirma definitivamente o talento autoral de George Harrisson, que assina Here Comes The Sun e Something, outros clássicos nascidos deste alinhamento de despedida.
Trabalharam no álbum de início de Julho a finais de Agosto, pensando em Everest como o eventual título a dar ao álbum. Era a marca de cigarros usada por um dos técnicos do estúdio e tinham levantado a hipótese de fazer uma foto da banda, com o pico do monte Everest por cenário... Mas a 8 de Setembro, Paul McCartney propõe uma alternativa, dando-lhe o nome dos estúdios onde tinham registado grande parte da sua obra, escolhendo como imagem da capa uma foto (hoje mítica) dos quatro a atravessar uma passadeira a poucos metros do nº 3 de Abbey Road.

As sessões em Abbey Road prolongam-se até finais de Agosto. No dia 20 assinam a sua derradeira sessão conjunta a quatro (a seguinte, e essa sim a definitiva sessão de gravação dos Beatles, seria já em Janeiro de 1970, para overdubs em Get Back, mas juntando apenas Paul e Ringo). Segiu-se, no dia 22, a última sessão fotográfica. E o fim estava finalmente mais perto que nunca. E do divórcio a caminho só não houve notícias mais cedo à conta de negociações que decorriam com a editora. A 13 de Setembro, a dias do lançamento de Abbey Road, Lennon dá o seu primeiro com a Plastic Ono Band em Toronto (Canadá). Em Outubro Lennon regressava aos estúdios Abbey Road, desta vez com a sua nova banda. No mesmo mês um jornalista batia à porta da quinta de McCartney na Escócia, onde este dá uma entrevista para desmontar de vez a história que dava conta da sua morte três anos antes. Ainda nesse mês, e com George Martin na produção, Ringo Starr era o primeiro Beatle a gravar um disco realmente a solo. Pouco depois, inicialmente sob o pseudónimo Billy Martin, Paul McCartney começava a gravar o seu primeiro álbum a solo entre sessões em casa e ocasionais tardes de trabalho num estúdio profissional em Willesden. George Harrisson, por sua vez, lançava as bases para o que seria All Things Must Pass, o seu triplo álbum de estreia a solo.
Em 1970, no mesmo ano do adeus, saboreado com Let It Be (o álbum finalmente construído a partir das sessões para o nunca materializado Get Back), os admiradores dos Beatles contavam com quatro álbuns, cada qual sob o nome de um ex-fab four (na verdade Lennon lançando a sua carreira na Plastic Ono Band, só assinando com o seu nome a partir de 1971, ano em que edita Imagine). A realidade era nova e definitiva. Mas o sonho, na verdade, terminara no Verão de 1969. Em Abbey Road.



Imagens do filme promocional da época que acompanhou Something, canção de George Harrison escolhida como single entre o alinhamento de Abbey Road.