terça-feira, julho 28, 2009

Génio de Jacques Tourneur

Uma caixa com quatro filmes de Jacques Tourneur (1904-1977) é um pequeno grande acontecimento em qualquer mercado de DVD. A edição agora disponível entre nós surge dominada por títulos que desempenharam um papel decisivo na definição do género de terror na década de 40. São eles: A Pantera (1942), Zombie (1943) e O Homem Leopardo (1943). Seja como for, seria redutor classificar Tourneur como um "cineasta-de-género". Se o foi, terá sido, acima de tudo de um género financeiro. Ou seja: as pequenas produções de série B, neste caso provenientes dos estúdios da RKO, em que o minimalismo dos meios nunca impediu a definição de um estilo e, mais do que isso, de uma linguagem específica.
A definição mais abrangente de Tourneur talvez seja de natureza simbólica. Ele foi, de facto, um retratista de universos em que as fronteiras do humano vacilam, ou melhor, se alargam até integrar os seus contrários. A mulher-pantera de A Pantera será o exemplo mais óbvio. Mas tal vacilação pode implicar também as ambíguas relações entre passado e presente, memória e culpa, como tão exemplarmente estão encenadas no quarto título da caixa: O Arrependido (1947), o genial Out of the Past, filme ligado à lógica do noir e que continua a surpreender pelas tensões secretas das personagens e pela precisão abstracta da sua estrutura.

>>> Trailers das duas versões de Cat People/A Pantera: a original, de Tourneur, e o remake realizado por Paul Schrader, em 1982.